Doenças dos Gatos Domésticos: Quais são? Tem Tratamento?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando temos um felino na família, nos preocupamos como se ele fosse um de nós. Por isso, devemos estar sempre atentos à sintomas de possíveis doenças dos gatos domésticos.

COLEIRA ANTIPULGAS PARA GATOS MAIS VENDIDA NA SHOPEE

Peitoral Passeio para gatos

Muitas vezes as doenças dos gatos domésticos passam despercebidas, porque, ao contrário de nós, eles não podem nos falar o que está acontecendo com eles.

Então, vamos fazer uma lista das principais doenças e seus sintomas, para que você possa identificar se o seu gato está com algum problema e tratá-lo da melhor forma possível.

Conteúdo

Quais são as principais doenças dos gatos domésticos?

É muito difícil identificar os sintomas dos gatos, pois muitas vezes eles não demonstram que estão doentes. Então, vamos fazer uma lista das principais doenças dos gatos domésticos, seus sintomas e tratamentos.

Peritonite Infecciosa Felina:

É uma doença dos gatos domésticos causada por um vírus. Seus principais sintomas estão na região do abdômen, fígado, rins, cérebro e sistema nervoso, sendo assim uma doença considerada fatal.

A doença gera perda de apetite, anemia, diarreia, emagrecimento e febre. Infelizmente, não há tratamento para essa doença. A sua contaminação é a partir do contato com as fezes de um animal contaminado.

Clamidiose:

É uma doença provocada por uma bactéria e afeta as regiões dos olhos e do pulmão. Portanto, os seus principais sintomas são: conjuntivite, febre, espirro e tosse. A sua contaminação ocorre através de contato, por isso ela é muito comum.

Essa é uma das doenças que podem ser transmitidas para o homem. O seu tratamento depende dos sintomas, mas geralmente são antibióticos e colírios.

Microplasmose Felina:

É uma doença causada por parasitas. Seus principais sintomas são dores nas articulações, perda de peso, febre, apatia e mucosas de cor amarelada. Sua principal característica é anemia.

O modo mais comum de pegar a doença é através de pulgas. O seu tratamento é feito a partir de antibióticos, podendo também ser utilizado corticóides e anti-anêmicos.

As doenças dos gatos domésticos mais comuns

Insuficiência Renal Crônica:

É uma doença genética causada por problemas nos rins. Seus sintomas são difíceis de identificar, então é necessária muita atenção.

Se o seu gato estiver bebendo muita água e urinando mais que o normal, você deve levar ele ao veterinário, pois podem ser sintomas. Por ser difícil a identificação, geralmente quando descobrimos, os gatos já são idosos e os sintomas já incluem emagrecimento e vômitos. Não há cura, o tratamento é de acordo com os sintomas que o animal apresenta.

Vírus da Imunodeficiência Felina:

É uma doença que atinge o sistema imunológico, comparada muitas vezes com o HIV nos humanos. Contraindo esse vírus, os gatos ficam propensos a contrair com mais facilidade qualquer doença e infecção.

A sua transmissão é geralmente por contato sanguíneo. Não possui cura, mas o tratamento pode proporcionar longevidade ao gato. Geralmente o tratamento inclui alimentação adequada e reforço vitamínico.

Raiva Felina:

Essa doença é transmitida por um vírus. Apesar de ter sido quase erradicada no Brasil, ela está nessa lista por possuir uma mortalidade altíssima.

Os principais sintomas são: medo de água e luz, febre, mudança de comportamento, falta de apetite e salivação excessiva. Também pode ser transmitida para o homem e não possui tratamento. A única coisa a ser feita é prevenir através de vacina.

Gripe de gato:

Chamada de rinotraqueíte viral, a gripe de gato é muito comum, assim como nos humanos. Sua transmissão é pelo ar e pode ser fatal caso não seja tratado.

Os principais sintomas são corisa nasal e ocular, falta de apetite, apatia e febre. O seu tratamento pode ser feito com antibióticos, ou até mesmo aumentando a circulação de ar para o seu felino.

O que fazer para evitar doenças dos gatos domésticos?

Como ficou bem claro pela lista de doenças que apresentamos, os gatos, assim como nós humanos e qualquer outro animal, estão expostos há diversas doenças, inclusive fatal. Para evitá-las, todo cuidado é pouco.

Nossos gatos fazem parte da nossa família e devemos tratá-los assim, os dando o melhor cuidado possível, estando sempre atento a possíveis doenças.

O cuidado começa com a alimentação. Esta deve ser adequada de acordo com a fase da vida do animal, e em alguns casos, de acordo com a sua raça.

Além disso, existem algumas rações específicas para alguns tratamentos, que ajudam a tratar algumas doenças. Você deve ficar sempre atento a isso.

Outra coisa que muitas pessoas não tem o cuidado é sempre deixar água fresca para o seu cachorro, em potes limpos e ambientes arejados.

Realize sempre a higiene da caixa de areia e deixe o seu local confortável e seguro.

Outra coisa que é essencial no cuidado do seu gato é a aplicação de antipulgas. Como foi visto, a pulga, além de causar coceira, pode transmitir doenças perigosas, por isso é muito importante.

A administração de vermífugo de tempos em tempos também é muito importante.

E claro, assim como nós humanos, os gatos devem ser vacinados para todas essas doenças que podem ser perigosas, como: raiva, gripe, calicivirose, clamídios e outras.

Portanto, aplique sempre as vacinas, tanto a quádrupla, quanto a quíntupla, com orientação do seu veterinário. Elas devem ser tomadas uma vez por ano.

E não se esqueça de, pelo menos uma vez por ano, visitar o seu veterinário para fazer os exames de rotina, assim como faz em você.

Conclusão

Então, nossos gatos merecem todo cuidado do mundo. Assim como nós, estão expostos a muitas doenças que são contagiosas e muitas vezes fatais.

Por isso, todo cuidado é pouco. A visita frequente ao veterinário e colocar as vacinas em dia já é um passo enorme para evitar essas doenças.

Além disso, fique atento a higiene e alimentação do seu gato.

E ai, você tem um gato e esse artigo te ajudou a identificar os seus sintomas? Deixe aqui o seu comentário.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *