Cuidados com Filhotes de Cachorro: Você tem dado ATENÇÃO Especial?

Tempo de leitura: 7 minutos

Que filhotes são uma das coisas mais fofas que existem no mundo, todo mundo sabe. Mas como devem ser os cuidados com filhotes de cachorro?

COLEIRA ANTIPULGAS PARA GATOS MAIS VENDIDA NA SHOPEE

Peitoral Passeio para gatos

Porém, ser tutor de um filhote não é tarefa fácil. Eles precisam de muita atenção e cuidado, sempre.

Eles necessitam de alimentação especial, de vacinas e de uma atenção a mais, pois ainda são muito vulneráveis.

Para saber como cuidar do seu filhote de cachorro, continue lendo.

Conteúdo

Quais devem ser os Cuidados com filhotes de cachorro

 Ao receber um cachorro recém nascido em casa, além de deixar a sua casa mais fofa e agradável, você também está levando muita responsabilidade.

A princípio, assim que o cachorro nasce, a própria mãe é responsável por cuidar dele por um tempo.

Você precisa preparar um ambiente seguro e confortável para o seu filhote. Ele pode estranhar o mundo nas suas primeiras semanas de vida, além de ser frágil e não conseguir regular a própria temperatura do corpo.

Geralmente, ele é aquecido pela mãe, mas se não for possível, você é responsável por criar um ambiente que consiga fazer esse trabalho.

 

  • FACEBOOK

 

Coloque uma cama em algum canto da sua casa que esteja limpo e tranquilo.

O filhote de cachorro também precisa ser estimulado pela mãe a urinar e defecar, ele não faz isso sem que a mãe lamba essa região do filhote.

Mas e se, por algum motivo, a mãe não puder fazer isso? Em algum momento o cão irá fazer as suas necessidades, porém pode gerar estresse, além de dor e cólica.

Para evitar isso, um simples algodão umedecido pode ser utilizado para simular as lambidas no filhote e o problema será resolvido.

Isso deve ser feito pelo menos 10 vezes ao dia nas suas primeiras semanas de vida.

Portanto, você pode ver que ter um filhote em casa não é muito fácil, ajuda se a mãe estiver lá.

Mas de qualquer maneira exige dedicação e tempo, afinal de contas, você precisa estar o tempo todo atenta a qualquer mudança no seu filhote.

E qualquer coisa, deve estar disposta a levá-lo ao veterinário com urgência.

Quais vacinas dar e cuidados com filhotes de cachorro pós vacinação?

 Muitas pessoas ficam confusas na hora de dar vacina para o seu filhote de cachorro. Afinal, quantas eu devo dar e quando eu posso dar?

Primeiro, é importante saber que você só deve levar o seu cachorro para passear depois que ele tiver tomado todas as vacinas básicas.

O momento de tomar as vacinas é a partir da segunda semana de vida do seu filhote. Primeiro, procure um veterinário de confiança.

Você deverá fazer a primeira desverminação quando o filhote tiver duas semanas de vida. Depois, a dose de vermífugo deverá ser repetida com 4, 6 e 8 semanas.

Já as vacinas devem ser tomadas geralmente na sexta ou sétima semana. Abaixo uma lista das vacinas que devem ser tomadas.

Vacina polivalente ou múltipla:

Também conhecida como V8 ou V10, é uma vacina aplicada em 3 doses, em um intervalo de um mês entre cada dose.

Ela previne diversas doenças caninas como parvovirose, leptospirose canina, parainfluenza canina, cinomose, hepatite infecciosa canina e coronavirose.

Vacina da raiva:

Essa vacina deve ser feita entre o quarto e quinto mês de vida do seu filhote de cachorro.

Vacina contra a gripe canina: Deve ser administrada junto com a segunda dose da V10, sendo necessário um reforço em um mês.

Vacina da Giárgia:

Também pode ser aplicada junto da segunda dose da V10 e a primeira dose da gripe canina. Assim como as outras, precisa de reforço depois de um mês.

Alimentação e cuidados com filhotes de cachorro

 Nas primeiras semanas o filhote de cachorro irá se alimentar muito. Em média, de duas em duas horas ele irá mamar na mãe.

Caso não seja possível, você deverá ser responsável por essa amamentação.

Nesse caso, vá em lojas e procure produtos que substituam esse leite para o seu recém nascido.

Existem também receitas que podem ser feitas em casa, misturando leite, creme de leita, manteiga e gema de ovo.

Porém, de qualquer maneira, o ideal é consultar um veterinário.

Apenas depois da quarta semana de vida do seu filhote que ele fica um pouco mais independente da mãe e é o seu dever ajudá-los nessa transição do leite da mãe para alimentos sólidos.

A primeira ração deve ser específica para cachorros recém nascidos. Como eles estavam acostumados apenas a beber líquido, é importante que você molhe a ração em água, os deixando úmido.

Fazendo uma papinha com a ração, você estará substituindo o leite da mãe.

Porém, como o filhote ainda é muito novo e precisa crescer, ele ainda deve se alimentar várias vezes ao dia com a papinha de ração.

Conforme o tempo for passando, você deve aos poucos diminuir a quantidade de água que coloca na comida.

Quando chegar na oitava semana, o seu filhote deve estar pronto para comer ração pura, sem água misturada.

Para você conseguir controlar e ter noção se a alimentação do seu filhote está suficiente, procure o pesar diariamente nos primeiros dias.

No início ele deve ganhar certa de 10% do seu peso ao dia. Porém, não se assuste, nas primeiras 24 horas de vida é normal que eles percam peso.

Resta uma dúvida!

Você alimenta seu amiguinho somente com comida industrializada?

Em muitos países da Europa, há temor que resíduos de matadouros e grãos impróprios para consumo humano tais como, vísceras, ossos, cartilagem, partes “doentes”, possam estar sendo reutilizados na produção de alimentos para cachorros.

Pensando nisso, por que seu cachorro não come carne, legumes e grãos, como você?

De acordo com um artigo publicado no Jornal Estadão de São Paulo, o Dr. Márcio Brunetto, professor de nutrição animal da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, fala sobre benefícios da alimentação caseira, obedecendo uma receita adequada para o cachorro.

Ajude a proteger a saúde do seu cão por longos anos. Deixe seu doguinho feliz, fazendo aquele biscoito saudável e natural que ele vai amar!

Você ainda pode produzir em maior quantidade no conforto da sua casa, e vender para seus amigos e nas redes sociais, gerando renda pra sua família e  ainda vai ajudar outros cãezinhos a terem mais saúde também.

Sugiro o CURSO BISCOITOS NATURAIS PARA CACHORRO, um passo a passo com muitas receitas práticas de como fazer petiscos saudáveis e de alta qualidade para cães.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS sobre o curso, caso tenha alguma dúvida comente aqui no post ou nos envie um e-mail para contato@conectadospet.com.br

 Conclusão

Portanto, todo cuidado é pouco quando estamos falando de filhotes de cachorro. São animais adoráveis que merecem todo carinho e cuidado que temos para dar.

Devemos ficar sempre atentos ao seu peso e sua saúde.

Assim que você tiver dado todas as vacinas e o seu filhote estiver bem e saudável, já está na hora de levá-lo para o mundão. E as preocupações continuam.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como cuidar do seu filhote? Deixe a sua dúvida nos comentário que iremos ajudar.

 

2 Comentários


    1. Olá! Se tiver alguma pergunta, manda aqui pra nós que vamos pesquisar mais sobre o seu assunto e postar em breve. Equipe Conectados Pet Agradece

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *