Doenças de Cachorro e Sintomas: Cuidados Que Você Precisa Adotar!

Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabia que a maioria das doenças de cachorro e sintomas, pelo menos as mais comuns, podem ser evitadas com cuidados especiais?

COLEIRA ANTIPULGAS PARA GATOS MAIS VENDIDA NA SHOPEE

Peitoral Passeio para gatos

Pode ser difícil identificar os sintomas em seu cachorro, porque, ao contrário de nós, eles não conseguem falar o que há de errado.

Mas se você souber quais são as doenças de cachorro e seus sintomas, você pode ficar atento e leva-lo ao veterinário se notar alguma coisa diferente.

Para te ajudar a cuidar do seu cachorro, fizemos uma lista para você conseguir identificar as doenças de cachorro e sintomas mais comuns.

Conteúdo

Quais são as doenças de cachorro e sintomas mais comuns?

Sabemos que muitas vezes é difícil identificar que há algo de errado com o seu cachorro. Mas talvez, se você souber quais são as possibilidades, isso seja mais fácil.

  • FACEBOOK

 

Então, vamos falar quais são as doenças de cachorro mais comuns.

Doença Periodental:

Assim como nos humanos, os cães podem sofrer com a formação de placa bacteriana. Porém, nos cães, essa placa não é retirada com frequência, pois muitos nem escovam os dentes, gerando um mal hálito.

O dente pode chegar a apodrecer e cair, afetando a alimentação do animal e seu organismo. Por isso é importante escovar o dente do cachorro quando ele é filhote.

Parvovirose:

É uma doença que atinge apenas cães e é transmitida por um vírus. Esse vírus atinge a medula óssea e o intestino e pode ser fatal. Os sintomas são vômitos e diarreia com sangue.

O tratamento é isolar o animal depois de identificada a doença e repor os seus fluídos e vitaminas. A cura irá depender do nível da doença e do organismo do animal.

Hepatite Infecciosa Canina:

É uma doença transmitida por vírus que atinge o fígado do cão. Muitas vezes os sintomas não aparecem, pois dependem do grau de manifestação da doença. Porém, o cachorro pode sofrer de paralisia e convulsões.

A recuperação também dependerá de quando você conseguiu identificar que havia algo errado, quanto antes melhor. Também existem vacinas para prevenir a doença.

Mais doenças de cachorro e sintomas

Leptospirose canina:

Essa doença é uma bactéria transmitida através da urina de rato contaminado e pode atingir também o ser humano.

Os principais sintomas são falta de apetite, vômito, diarreia, febre, hematomas e machucados na boca e na pele. A prevenção deve ser feita por vacina.

Raiva Canina:

É uma doença transmitida por um vírus, e, portanto, pode ser transmitida para o ser humano também.

É praticamente fatal, qualquer contato com secreção, mordida ou sangue do animal infectado é suficiente para se infectar.

Os principais sintomas são: inquietação, mudança de humor, desobediência, salivação e falta de apetite. Não existe tratamento, a doença é praticamente fatal, porém pode ser evitada a partir de uma vacina.

Câncer em cães:

Infelizmente, câncer é muito comum em cães, principalmente os idosos. Assim como nos humanos, os tumores podem aparecer e crescer em diversas partes do corpo.

As mais comuns são de mama e próstata. Uma maneira de prevenir é castrando cedo o seu cachorro e lhe dar uma boa alimentação.

Cinomose:

É uma das doenças de cachorro mais graves que existem e é transmitida por vírus. Ela ataca principalmente os filhotes, pois estão com o sistema imunológico ainda muito fraco.

Os principais sintomas são perda de apetite, febre, corrimento nasal e ocular, diarreia, vômito e paralisia.

Não há um tratamento e sim a amenização dos sintomas para que o cão consiga viver com o vírus. Porém, essa doença pode ser evitada com vacina.

Cuidados que você deve ter para evitar doenças de cachorro e sintomas

A lista de doenças possíveis para cães são infinitas, assim como para nós humanos e qualquer animal. Portanto, todo cuidado é pouco.

Quando colocamos um cachorro em nossa casa, ele começa a fazer parte da nossa família, e por isso, devemos dar a ele tudo de melhor, sempre com o melhor cuidado possível.

Para começar, devemos ficar atentos com a alimentação. Para isso, você deve consultar um veterinário, de preferência com especialização em nutrição.

Ele irá lhe falar qual é a alimentação mais adequada para o seu cachorro, de acordo com idade, peso e estilo de vida.

Cachorros com algumas condições podem necessitar de uma alimentação mais específica e restrita.

Muita gente acha que o seu cachorro, por ser um animal, não precisa muito de higiene. Mas isso não é verdade.

É importante sempre estar limpando o pote de comida e de água do seu cachorro, pois pode ser um local de transmissão de alguma doença. Além disso, sempre deixar água fresca para ele.

Vacinas

O mais importante é deixar as vacinas do seu cão sempre em dia. Todo ano você deve levá-lo ao veterinário para que ele possa ser vacinado corretamente. Isso reduz muito os riscos de doenças.

Além disso, outras medidas como antipulga e vermífogo de tempos em tempos, também ajuda no bem estar do seu cão.

E não se esqueça de, pelo menos uma vez por ano, visitar o seu veterinário para fazer os exames de rotina.

Relação entre a alimentação, doenças de cachorro e sintomas

Em muitos países da Europa, há temor que resíduos de matadouros e grãos impróprios para consumo humano tais como, vísceras, ossos, cartilagem, partes “doentes”, possam estar sendo reutilizados na produção de alimentos para cachorros.

Pensando nisso, por que seu cachorro não come carne, legumes e grãos, como você?

De acordo com um artigo publicado no Jornal Estadão de São Paulo, o Dr. Márcio Brunetto, professor de nutrição animal da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, fala sobre benefícios da alimentação caseira, obedecendo uma receita adequada para o cachorro.

Ajude a proteger a saúde do seu cão por longos anos. Deixe seu doguinho feliz, fazendo aquele biscoito saudável e natural que ele vai amar!

Você ainda pode produzir em maior quantidade no conforto da sua casa, e vender para seus amigos e nas redes sociais, gerando renda pra sua família e  ainda vai ajudar outros cãezinhos a terem mais saúde também.

Sugiro o CURSO BISCOITOS NATURAIS PARA CACHORRO da CACHORROS INCRÍVEIS, um passo a passo com muitas receitas práticas de como fazer petiscos saudáveis e de alta qualidade para cães.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS sobre o curso, caso tenha alguma dúvida comente aqui no post ou nos envie um e-mail para contato@conectadospet.com.br

Conclusão sobre as doenças de cachorro

O importante é estar sempre atento ao seu cachorro e os sintomas que ele está apresentando.

Qualquer sinal de mudança de comportamento já deve ser olhado com cuidado e levado ao veterinário.

Sabendo quais são as doenças mais comum, fica mais fácil identificar os sintomas.

Além disso, não esqueça de dar todas as vacinas necessárias para o seu cachorro para evitar essas doenças que são muito desconfortáveis, e muitas vezes fatal.

Esse artigo foi útil para você? Deixe o seu comentário aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *